quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Benvindos!

Para quem seguia o "Carinhos e Espinhos", isto pode ser um choque. Obviamente, todo blog é pessoal, mas o "Carinhos ..." era pessoal demais. Eu ansiava por algo que me deixasse mais em contato com  as Artes ( todas elas, não só as plásticas) e que me permitisse postar meus textos, opiniões, impressões e críticas.  Manifestações culturais e artísticas são benvindas. Críticas, só se foram muito bem educadas. Postagens ofensivas, grosseiras, deboches e similares serão deletados e se o ofensor for identificado, um processo não está fora de questão. Debate não é bate boca.

Por que Mimeses e Alquimias: na verdade deveria se chamar Alquimia da Mimese. Eu sempre acreditei na representação, mas a transformação é inevitável. Senão, onde a Arte Contemporânea? Ademais, Mimese é transformação, também. Mimetizar não é só copiar. Lembra também a palavra que meu marido, o multi artista Nestor Lampros, mais usa quando fala de/em arte: "transfiguração". Na representação do real através da arte não temos apenas uma mera cópia, mas uma transfiguração do real através da percepção do artista, que é o filtro.
Aliás, o que é real? O filme Matrix ( apenas o primeiro porque os outros... gah....) expõe bem a questão. O que é a realidade. O que é o real? Será que a gente está aqui agora ou vegetando enquanto máquinas-vampiras sugam nosso fluido vital? Ou será que somos apenas umsonho de Deus  ou de um E.T.?
Penso que o real é criado por cada um. Ok, até há um consenso, mas as vezes ele me parece breve.

Sem mais delongas, fiquem com as Mimeses e Alquimias.  Espero que gostem.

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário