segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Carta ao Cidadão Brasileiro


    Hoje recebi uma postagem no Facebook e quero comentá-la  por considerar importante o relato. A postagem vai transcrita após este texto, mas em resumo, uma amiga presenciou violência, falta de segurança e uso de drogas em um evento ocorrido num clube da cidade em que ambas residimos.  Resido em uma cidade do interior para a qual eu e minha família viemos em busca de mais qualidade de vida, em especial segurança pública e valores familiares. Por essas e outras, escrevo essa carta aberta aos cidadãos brasileiros:

Ao Cidadão Brasileiro,
       Caro conterrâneo:

       Sei muito bem que por diversas razões, valores estão se perdendo e que não é tarefa fácil falar de valores a uma sociedade cada dia mais individualista, egoísta e acéfala ( descerebrada, caso você não conheça a palavra). Tampouco, tal tarefa não é inglória. Basta ter objetividade e vontade.
      De nada adiantam discursos simplesmente moralistas e vazios. Educa-se, em primeiro lugar, com exemplo. Você pode dizer: e que exemplo tem nossa infância e juventude? Corrupção para todo o lado, impunidade, ladrões do dinheiro publico reassumindo altos cargos no Congresso, torcedores de futebol sendo presos no exterior e se escondendo atrás de um menor de idade, uma vez que menores podem praticar verdadeiras barbaridades neste país, com a aquiescência de leis brandas e ineficazes.
Precisamos de maior atuação das autoridades na fiscalização e punição de irregularidades que põem os cidadãos em risco! Pois é, cidadão: concordo, mas quem tem que exigir isso é você. E eu. Nós é que temos que lembrar aos Educadores para que o sejam com *E* maiúsculo e se lembrem de que Educar não é só "dar matéria" e preencher papeleta. Valores vêm da família, mas senso crítico e aprendizado da cidadania também se encontram na escola.
     Ah, não está feliz com o salário, cidadão brasileiro? Lute por ele, saia na rua, grite, manifeste-se, como você faz quando seu time perde, ou sua escola de samba é prejudicada. Você quebra estádio de futebol por causa de time, clube noturno por causa de mulher, pede a liberação da maconha. E fica calado quando o Calheiros e o Genoíno voltam ao poder, a coroa de louros mal disfarçando o cheiro da podridão. Nunca vi um panelaço por conta do aumento da gasolina, das tarifas de ônibus, dos juros abusivos. Você, brasileiro, derruba alambrados nos estádios e mata em nome do seu time. Vaia uma blogueira, defendendo a ideologia do governo Cubano. Nunca vi você arregimentar seus amigos e vizinhos para falar da buraqueira das ruas, dos esgotos a céu aberto, para exigir a devolução do seu dinheiro roubado pelos anões do orçamento, mensaleiros, toda essa gente que desfila de carro importado enquanto você anda como gado de corte nos trens da central, da CPTU, do metrô, ou tem o seu veículo retomado porque está desempregado, porque a inflação existe e mentem que não. Você vota nas gostosas do BBB, essa Big Bosta, e não lembra o nome do seu candidato na última eleição. Você troca o seu voto por favores pessoais, por uma geladeira de segunda mão, por meio par de sapatos, por uma possibilidade remota de ser ASPONE por quatro anos, por bolsa família de 30 contos ao mês, por 50 reais que não paga uma compra quinzenal enquanto o safado que lhe comprou está enriquecendo, trabalhando para o próprio bolso. É brasileiro, me desculpe, mas  eu vou ter que cassar o seu título de cidadão. Para recuperar é fácil: três doses de vergonha na cara  ao dia  que devem ser tomadas  com uma cáspsula de coragem. Omitir-se é fácil, mas o preço é alto. O gigante acordou? Que nada, continua deitado eternamente em berço nada esplêndido.

Yndiara Macedo


A seguir, a postagem no facebook:
Herika Varela
Show Raça Negra /Pixote/Papel.com - Itatiba EC

Lamentável alguns fatos, mesmo que isolados que ocorreram no evento!
Depois da Tragédia de Sta Maria passo a me preocupar em frequentar locais absurdamente lotados, e não foi diferente neste último sábado! (Embora esteja ciente das normas de segurança e equipe especializada que o IEC possui)! Não sei precisar qtas pessoas estavam no " clubão" mas certamente foi além do aceitável!!! Ninguém conseguia se mexer e não parava de lotar... Conclusão: onde paramos tivemos que ficar porque não era possível circular!!! Os seguranças "de preto" contratados ao invés de separar as brigas apaziguando a situação, brutalmente chegavam, sim de forma violenta para " separar" "gentilmente tirando a pessoa do salão" ( no Carnaval a equipe de Segurança do Clube não agiu dessa forma e tudo ocorreu bem mais tranquilo ao meu ver). Mais de um amigo pode presenciar no banheiro masculino a utilização escancarada de drogas, com carreiras feitas em celulares tipo " smartfone" "Onde está a revista da entrada???" Como passaram com droga para parte interna do Clube. Bom, no aperto, fila imensa para wc, pouco conseguindo ver o show, depois de outra imensa fila para comprar fichas para bebidas fui tentar pegar uma mísera "água" e estando de costas não consegui perceber uma briga e acabei sendo acertada com um belo " SOCO" em
meu ombro! Justo eu que nunca participei de uma briga...
Ahhhh não posso deixar de questionar que horas banda da cidade Papel.com fez seu show???
Que as falhas sejam sanadas para os demais eventos programados, assim seus sócios e visitantes poderão sair ao menos satisfeitos ajudando a falar bem do "clubão" como sempre ocorreu!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário